As pessoas boas devem amar seus inimigos

Começo o post com essa frase incrível de Seu Madruga da turma do Chaves, onde ela deixa bem clara que devemos seguir os ensinamentos a que nos foi passado.

Marcos 12:31 – Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Ou seja devemos amar o próximo mesmo que esse seja o nosso inimigo. Pois Jesus nos ensinou que devemos amar como a nós mesmo e quem não quer ser amado incondicionalmente, com um amor verdadeiro? Argumento que raramente acontece, deixamos o rancor, o medo, a angústia e o ego sobressaltar mais alto que o ensinamento de Deus. Desobedecemos ao Pai por priorizar nossos comportamentos bárbaros, desajeitados e sem sentido algum. Nos obrigamos a mergulhar no mar da intolerância ao próximo, deixamos de ter respeito, uma característica, uma qualidade, indispensável em nossa vida.

Esse fato fica transparente ao vermos como os mendigos das cidades são tratados com total falta de humanidade. Chegam a mendigar amor e não dinheiro. Mendigam respeito e não moradia. Mendigam um abraço.

Com a mesma velocidade com que o tempo vem passando o ser humano também vem distanciando-se de suas origens, vem se distanciando de seus primórdios que é o amor, vem migrando para o conjunto de pessoas engravatadas com seus ternos engomadinhos cheios de não me toque e com suas malas abarrotadas de ego e rancor.

Então eu paro para te perguntar, o que você vem carregando em sua mala? Doses de amor ou doses de orgulho?

Cuidado, pois você pode estar remando contra a maré dos ensinamentos de nosso Pai. Ele nos ensinou tudo o que precisamos para ser feliz, ensinou amor, respeito, ensinou a ter a humildade de que o mundo tanto tem sede e fome.

A cada vez mais e mais pessoas querendo ultrapassar suas metas que esquecem que são humanas, não máquinas. Estamos buscando a tecnologia para realizar boa parte de tudo, mas com essas tecnologias vamos nos tornando pessoas sem utilidades. E sendo capazes até de perder o verbo amar. Pois as máquinas ainda não aprenderam a ter sentimentos.

Um dos significados da palavra amor: capaz de doações próprias.

E qual seriam essas doações próprias?

Cada um dá aquilo que pode dar
Deus se agrada de quem dá com gratidão
Não por obrigação, nem por pressão
Mas de coração

Cada um dá aquilo que tem (Diante do Trono)

Seriam aquelas dadas com o coração, aquelas que você está dando ao outro por amor, sem rancor, sem pedir de volta, sem culpa. Como esse trecho da música cita “cada um dá aquilo que pode dar”, se você só tem amor, então dê amor, se têm somente a paz de espírito que distribua paz por onde passar.

Mas ao estar disposto a dar somente aquilo que pode dar, também esteja aberto a receber somente aquilo que o outro também lhe possa doar.

O Papa Francisco, este homem incrível, vem nos mostrando com suas atitudes o que é ter humildade, o que é amar o nosso inimigo, ter compaixão com as pessoas ao nosso redor. E quando digo que devemos amar os nossos inimigos, estes não são somente aqueles a quem você tem guerreado, debatido ou deixado de ter respeito por algum motivo, mas também cito aqueles com que você trata dessa maneira, os mendigos, as pessoas com doenças, os idosos, pessoas que de alguma forma você se afasta. Deixa de distribuir amor por orgulho.

Amar consiste em querer o outro bem. Então ame as pessoas ao seu redor, deixe elas aconchegadas em seus abraços, distribua sorrisos, distribua felicidade por onde passar, em seu caminho deixe pegadas em uma forma de saber que você passou por ali e distribuiu coisas boas ao teu próximo.

Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente.

Clarice Lispector


Um abraço cheio de amor ao próximo e até o próximo post viajante da internet.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s